Apoio ao CEJ 2009
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exame civil - 2010

4 participantes

Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Exame civil - 2010

Mensagem  anita Dom maio 02, 2010 9:48 am

Boa tarde,

Não sei se este fórum ainda se encontra em funcionamento, mas em todo o caso passo a expôr a minha questão.

Ontem, como muitos outros colegas, realizei a prova de civil em Lisboa. Chegados à sala, fomos informados que a prova teria início às 9h30m e terminava às 12h30m. Por parte dos candidatos logo se levantou a questão de termos ou não os 15 min para leitura do enunciado, à semelhança dos anos anteriores, nomeadamente, do ano passado em que foi concedido um período de 30 min para tal, após o que começava a contagem do início da prova (3 horas). O responsável pela sala logo se apressou a dizer que a prova efectivamente decorreria entre às 9h30m e as 12h30m.
No entanto, vim a saber postriormente que, pelo menos em uma das salas das provas que decorreram em Coimbra, perante a insistência dos alunos, foi concedido um período de 10/15 min para leitura dos enunciados, antes do começo da prova, a qual também veio a ter início às 9h30m e terminou às 12h30m.
Bem sei que estamos a falar de 10/15 min o que aparentemente pode parecer um pormenor, mas na verdade sinto que é uma injustiça (também eu gostaria de poder ter usufruído daqueles minutinhos preciosos) e que pode fazer toda a diferença, tendo em conta que estamos todos a fazer a mesma prova e concorremos para as mesmas vagas.

Como disse, sei que isto se passou em uma das salas, não tendo conhecimento se o mesmo entendimento teve aplicação nas outras salas de Coimbra, Porto ou até mesmo em Lisboa, na medida em que o período de prova definido no enunciado podia dar azo a dúvidas.

Já alguém se tinha apercebido desta situação? Será que houve outras salas em que tenha o mesmo ocorrido?

Cumprimentos

anita

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Exame Civil

Mensagem  Maria Pais Seg maio 03, 2010 4:13 am

Cara Colega

Fiz exame em Lisboa e de facto houve um colega que colocou a questão dos 15m para leitura do enunciado. A funcionária que presidia na minha sala prontamente alegou que o Regulamento interno do Cej havia sido modificado e que agora já não dispunhamos desses minutos.
Não sei se noutras salas foram ou não dado esse privilégio.
Ora, tendo em conta que o exame era bastante longo, esse tempinho faria toda a diferença, pelo que é grave se nalguns locais os candidatos tiveram mais tempo para análise do enunciado do que outros.

A Colega

Maria Pais

Maria Pais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Maria João Sáb maio 22, 2010 1:48 pm

Caras colegas
Pertenci sempre à primeira turma via académica de todas as provas, realizando as mesmas em Coimbra e posso garantir que na minha sala os enunciados foram entregues às 9h30m. Quanto à recolha das provas já não posso dizer o mesmo. Exceptuando a prova de cultura (toda a gente entregou antes ou quando terminou o tempo), houve sempre um ou dois candidatos que demoraram mais 2 ou 3 minutos depois do termo da prova.
Não tenho conhecimento do que se passou no Porto ou em Lisboa mas espero que os critérios tenham sido os mesmos por uma questão de igualdade.

Já agora alguém tem ideia de quando saem as notas?

Maria João

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Maria Pais Qui maio 27, 2010 4:26 am

Caras Colegas


Hoje (27 de Maio) foi publicado no diário da república os júris das provas orais, pelo que as respectivas notas dos exames escritos não devem tardar muito em serem publicadas.
Mas, lá está, são só suposições!!!!

Bom estudo

Com os melhores cumprimentos

Maria Pais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  CandidataCej Qui maio 27, 2010 4:50 am

Cara Maria Pais,

obrigada pelo aviso!
Vamos ficar atentos!

Cumprimentos

CandidataCej

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Maria Pais Ter Jun 01, 2010 10:57 am

Caras Colegas


No site do Cej já se encontra a informação do local e da data das provas orais!
Preparados/as?
15 de Junho!!!!!!

Com os melhores cumprimentos

Maria Pais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  CandidataCej Ter Jun 01, 2010 11:56 am

Pânico!

Nem sei o que esperar dos exames escritos!

Cara colega Maria,
não sei se já se candidatou anteriormente ao Cej, mas se souber responder, agradecia: na sua opinião, qual a melhor forma de preparação para as orais? Estudar tudo o que vem na bibliografia? Manuais? Jurisprudência? Opiniões actuais?

Muito obrigada

CandidataCej

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Maria Pais Qua Jun 02, 2010 3:38 am

Cara Colega


Candidatei-me uma vez em 2008. Mas não sou exemplo, porque passei nos exames escritos e não tinha estudado praticamente nada.
Nas orais apenas tive tempo para estudar as disciplinas que menos tinha contacto e por isso menos sabia, que foram direito comunitário e direito constitucional, pois encontro-me a trabalhar. As restantes apenas li os respectivos códigos. Quanto à matéria que foi sorteada, estudei nada mais nada menos do que na véspera da oral. No entanto, nesta tive sorte pois "calhou" familia e menores.
Tive média de 11,9 no total, pelo que não entrei por um triz e foi um desalento.
Este ano só vou ter tempo, a passar nos exames, de fazer mais ou menos a mesma coisa. E depois é uma questão de sorte!
Estou a tentar ligar para o Cej a fim de saber se saem hoje as notas mas está difícil. Se a colega souber de alguma coisa.......

Com os melhores cumprimentos.....

Maria Pais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Maria Pais Qua Jun 02, 2010 4:28 am

Caros Colegas

Segundo informação obtida através de telefone junto do Cej, as notas dos exames só sairão para a próxima semana.
De facto, andar a estudar sem saber se se tem nota nos exames escritos não faz qualquer sentido!!!!!!!!!!
Enfim......

Maria Pais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  CandidataCej Qua Jun 02, 2010 5:00 am

Cara Maria,

obrigada pelas suas informações.

o tempo de correcção dos exames escritos é curto, mas marcarem as orais para daqui a 15 dias e saber as notas dos exames escritos apenas a poucos dias das orais é absurdo.
É claro que o investimento é nosso, e como tal, estou a estudar para as orais sem fazer a mínima noção do que esperar dos resultados dos exames escritos, mas a motivação não é a mesma do que se soubessemos à partida que tínhamos passado nos escritos e que, com certeza, teríamos presença nas orais.

Nestas coisas, como em tantas outras: não vale a pena estar-me aqui a lamentar, mãos à obra!

Bom estudo para todos!

CandidataCej

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Maria Pais Sex Jun 04, 2010 9:15 am

Caros(as) Colegas

Têm novas informações sobre a data previsível da publicação dos resultados das provas escritas??
Ainda tinha uma esperança que fossem lançadas hoje, mas parece que de facto se confirma que só para a semana!
Quem espera desespera!!!!!!!

Com os melhores cumprimentos

Maria Pais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  CandidataCej Sex Jun 04, 2010 9:37 am

Cara Maria Pais,

já nem conto as vezes em que fiz refresh na página do Cej à espera de notícias.
Realmente, é um tormento estudar nestas condições..

Votos de um bom estudo.

CandidataCej

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Maria Pais Seg Jun 07, 2010 5:11 am

Caros Colegas

Espero que a demora no site seja significado de publicação dos resultados!!!!!!!!!!!!


Com os melhores cumprimentos

Maria Pais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  CandidataCej Seg Jun 07, 2010 11:23 am

Parece que ainda não é hoje... No

Que tortura...

CandidataCej

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  CandidataCej Seg Jun 07, 2010 2:37 pm

As notas já sairam!

Boa sorte a todos!

CandidataCej

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exame civil - 2010 Empty Re: Exame civil - 2010

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos